quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Inveja (um sentimento egoísta)

O que é inveja? Bem, inveja é um sentimento de desgosto pelo bem ou felicidade de outro; cobiça (especialmente de bens alheios).
É... eu não preciso falar mais nada, porque o significado fala por si só. Mas o que é certeza, é que a maioria das pessoas sentem inveja uma da outra, sendo por bens materiais, classe social, ou seja, do seu modo de vida.
E isso acontece porque as pessoas se deixam levar por sentimentos ruins e egoístas, como está escrito  em 1 Coríntios, capítulo 3, versículo 3: "Pois ainda se deixam levar por instintos egoístas. De fato, se entre vocês há invejas e brigas, não será pelo fato de serem guiados por instintos egoístas e por se comportarem como qualquer um?"
E isso é inevitável para algumas pessoas, pois as mesmas já tem em seus corações tal sentimento negativo e "corrosivo". Existem aquelas pessoas que não falam com uma outra pessoa, simplesmente por ter inveja dela, mas a mesma não admite o sentimento. Por exemplo, existe uma menina novata na escola, que é muito bonita, inteligente e também é muito focada, e por ser muito focada, acaba às vezes não falando com as outras pessoas, claro que sem intenção ruim. E com isso, uma aluna antiga da escola não fala com esta novata, por ter inveja de algum de seus atributos ou por outro motivo. Porque gente, fala sério, não existe uma pessoa dizer que não fala com uma outra sem motivo! Isso não existe! E repito para vocês que essas pessoas que não admitem seus sentimentos ruins e seus erros, são os fracos, já os fortes, admitem seus erros e atitudes negativas. Pois todos somos conscientes dos nossos atos.


Vejam o que está escrito na Bíblia, no livro de Gálatas, capítulo 5, versículo 26: "Não nos tornemos convencidos, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."
Eu sei que é muito difícil evitar que este sentimento seja cultivado em nosso coração, mas temos que pedir à Deus muita força para não ter este sentimento em nosso coração e em nossa mente, ou seja, não ter este sentimento em nossa vida. Pois quando temos algo ruim em mente, o pecado acaba batendo em nossa porta. Existem pessoas que tem inveja das outras pessoas, por acharem que suas vidas não são boas, não são confortáveis, ou seja, elas não se conformam com o que  tem. Já que estou falando  disso, é importante mostrar o que está escrito na Bíblia sobre este assunto, em Hebreus, capítulo 13, versículo 5: "Que a conduta de vocês não seja inspirada pelo amor ao dinheiro. Cada um fique satisfeito com o que tem, pois Deus disse: "Eu nunca deixarei você, nunca o abandonarei."
Por isso que lhes digo: Não fiquem achando que Deus esqueceu de vocês, ele sempre está ao nosso lado, infelizmente somos nós que esquecemos dele, saibam que tudo é ao seu tempo, assim como diz em Eclesiastes, capítulo 3, versículo 1: "Debaixo do céu  há momento  para tudo, e tempo certo para cada coisa."
Ele sabe o que é bom para cada um de nós. Tudo  na vida tem um propósito , nada é em vão.
Existem também pessoas que tem inveja de pessoas más e injustas, e isso é muito nocivo. Na Bíblia está escrito em Provérbios, capítulo 23, versículo 17: "Não tenhas inveja dos pecadores; antes conserva-te no temor de Deus." E em Provérbios, capítulo 24, versículo 1 diz: Não tenhas inveja dos homens malignos; nem desejes estar com eles."
Saibam que a inveja pode ter consequências bem negativas, às vezes o sentimento é tão intenso que pode fazer uma pessoa matar outra. Isso é bem retratado na Bíblia, em Gênesis, capítulo 4, versículos de 1 à 13, é a famosa história dos irmãos Caim e Abel, veja: "E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada."
Obs.: Se preferirem, vejam esta citação em uma Bíblia, para ver uma tradução e uma linguagem mais acessível.



Triste né! Quanto a isso , só posso dizer que devemos evitar o cultivo deste sentimento, temos que cultivar o amor, falando nisso, é interessante ler em Provérbios, capítulo 14, versículo 30: "O coração tranquilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos."

O coração é um sentimento imenso que deve ser sentido por todos nós. Lembrem-se que: "Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno." 1 Coríntios 13;4-5
Bem esta é mais uma mensagem para vocês! Espero que cultivem sentimentos bons em seus corações, assim como está escrito em Gálatas, capítulo 5, versículos de 22 à 23: " Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si."

Deus é conosco!

Que Deus abençoe vocês!
                                                                                                                                
                                                                                                                 Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário