quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Relação entre Pais e Filhos -- "Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração." Augusto Cury


No mundo de hoje, percebe-se que os jovens estão cada vez mais se afastando de seus pais em vários aspectos, principalmente afetuoso.
É raro se vê por aí um jovem abraçando o seu pai e sua mãe ou apenas dizendo um EU TE AMO, é claro que ações falam mais do que palavras, mas infelizmente nem ações são vistas nesse mundo.
Talvez eu esteja falando bobagens, mas a única imagem que vemos, é um jovem com um aparelho eletrônico em suas mãos em uma roda de "amigos". O mesmo está rodeado de pessoas e ao mesmo tempo está sozinho, pois naquela roda ele infelizmente não encontrou um amigo com quem pudesse dialogar e pedir conselhos de uma maneira diferente. Muitos jovens possuem colegas, com quem se divertem, mas ter colegas não é o mesmo que ter amigos, pois amigo é para toda hora, até mesmo nos momentos difíceis, sabe-se que ele vai estar lá. E o colega não é isso.
Mas não estou falando que não existem amigos de verdade. É claro que existem! Mas são raros. Aconchego de amigos em si é muito bom e é bem vindo, mas não pode ser comparado com a amizade de nosso pai e nossa mãe.
A maioria dos adolescentes está "sozinho" pois os seus amigos, companheiros, consoladores e íntegros pais não convivem com seus filhos.


Criou-se um verdadeiro "gelo" entre ambos, pois os pais praticamente "vivem'' para o trabalho e com isso os mesmos não tem tempo de dar carinho e amor para seus filhos, e também não proporcionam um dos fatores essenciais em uma educação familiar: o diálogo.
E isso não pode acontecer, porque todos nós sabemos que a nossa juventude precisa de atenção e conversa.
Tem aquele velho ditado popular que fala: "É conversando que a gente se entende". E é exatamente aí que os pais estão errando, porque eles não conversam com seus filhos de maneira séria, compreensível e demorada.
Se vê por aí também vários adolescentes em depressão, tristes e tem alguns até que cometem suicídio. E isso é tão triste gente!
Na verdade, em alguns casos, esses jovens são assim por não terem um diálogo familiar.
Sabe-se que não tem apoio, carinho, atenção, diálogo e conselhos melhores do que os dos nossos pais, claro que em primeiro lugar, temos Deus né!
Quando eu estava lendo o livro do Augusto Cury chamado: Pais brilhantes, Professores fascinantes, vi um trecho muito intrigante e acredito  que ele os fará refletir bastante, é assim: "Certa vez, um filho de nove anos perguntou a um pai, que era médico, quanto ele cobrava por consulta. O pai disse-lhe o valor. Passado um mês, o filho aproximou-se do pai, tirou algumas notas do bolso, esvaziou seu cofre de moedas e disse-lhe com os olhos cheio de lágrimas:"Pai, faz tempo que eu quero conversar com você, mas você não tem tempo. Consegui juntar o valor de uma consulta. Você pode conversar comigo?"
É triste né! Os adolescentes querem se aproximar de seus pais, mas existe uma "muralha" impedindo!
Para que essa "muralha" vá se destruindo aos poucos, vocês jovens devem realizar atitudes que surpreendam seus pais positivamente. Como por exemplo: comece elogiando-os. Ou então perguntando como foi o trabalho deles hoje. Peça conselhos e comece contando coisas pequenas à seus pais, vá os conquistando pouco a pouco. Quando eles gritarem e brigarem com vocês, lhes peço, não gritem também, simplesmente surpreenda-os com a seguinte frase: "Saibam que os amo apesar de tudo!"


Sei que é difícil meus queridos. Mas lembrem-se que para Deus nada é impossível. Se você acha que não vai conseguir, então reze, peça à Deus paciência, sabedoria e mansidão para conseguir tudo isso. Gente, vocês sabem que a família é uma bênção divina e deve ser mantida, honrada e valorizada.
Peço aos pais o mesmo. Por favor não desistam de seus filhos, independentemente das atitudes deles, não esqueçam que são SEUS FILHOS. São uma bênção de Deus. Lutem por eles até o fim.
No evangelho de Lucas, capítulo 15, versículos de 11 à 32, está escrito uma história muito interessante, é a parábola do filho pródigo: "Jesus continuou: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: "Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe." E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: "Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores." E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: "Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho." O pai, porém, disse aos seus servos: "Trazei depressa a melhor roupa, vesti -o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se." Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. E ele informou: "Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde." Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: "Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado." Então, lhe respondeu o pai: "Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu. Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado."Vocês perceberam que apesar de tudo, o pai acolheu o seu filho verdadeiramente.
Saibam que quando os filhos pedem ajuda aos pais, estes devem os acolher mesmo se os filhos errarem. Relembrem que todos somos pecadores e, consequentemente, sujeitos a erros.
Só gostaria de relembrar um dos mandamentos de Deus para vocês: "Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá."
Pois é né, não falarei nada pois a passagem fala por si só!!!
Obs: Eu os indico o livro Pais brilhantes, Professores fascinantes, que narra a relação entre pais e filhos e também entre professores. Vale a pena conferir!
Esta é mais uma mensagem para vocês, espero que gostem!!! E lembrem-se que Deus é conosco!

Que Deus abençoe vocês!
                                                                                            Amém

2 comentários:

  1. ótima postagem...parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada...fico feliz em saber que as pessoas gostam do blog e principalmente dos temas...espero que cada postagem possa passar alguma mensagem e com isso toque no coração de cada um...esse é um dos objetivos...Fique com Deus e que ele te abençoe sempre...Amém:)

      Excluir